Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O Brasil é com S, não com z

Esta mensagem é publicada novamente para os alunos do 1º ano.

Alguns alunos escrevem Brasil com a letra z. Não é assim. Vê-se bem como é que se escreve  em português o nome deste país que fala português? Vê-se, sim! Com s.

É Brasil com s, e não com z. Não se esqueçam disto: Brazil é o nome em inglês:  “Brazil (Portuguese: Brasil), officially the Federative Republic of Brazil...”

Aliás, leva o artigo à frente do nome: o Brasil, e assim dizemos: O Brasil é um país enorme ou, utilizando já as contrações (em + o = no; a + o = ao, de + o = do),  Moro no Brasil ou Vou ao Brasil ou Venho do Brasil.




De onde é que provém este nome? A Wikia diz-nos os seguinte:

O nome do País deriva do pau-brasil, nome também conhecido desde a Idade Média e inicialmente usado para denominar uma madeira proveniente do Malabar e de Sumatra, da qual se extraía uma tintura vermelha (Caesalpinia sappan, chamada em inglês brezel wood ou sappanwood), hoje conhecida em português como pau-brasil-da-Índia, pau-de-tinta, tintureira ou sapão. A palavra "brasil" estava associada ao corante vermelho muito antes da descoberta e antes mesmo que a ilha Brasil aparecesse no mapa: é atestada desde 1193 em italiano (brasile) e desde 1377 em português.





Sem comentários: