Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Que animal de estimação tem o André?



O Andrés ou, à portuguesa, o André, da turma de 1º D, tem um animal de estimação. Qual é? Uma cobaia ou porquinho-da-índia.

O que não sabemos é o nome dele. Ó André, faz favor, diz-nos como é que ele se chama!




quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Uma surpresa de Stêvez





Isto chega-nos do Brasil. O autor: Stêvez.




Para quem teima em ter "habitações" em casa e não QUARTOS


Por um lado e pelo outro! Para esses alunos que têm três, quatro "habitações" em casa... A palavra habitação é um grande falso amigo.


habitação
ɐbitɐˈsɐ̃w̃
nome feminino

1. ato ou efeito de habitar, de residir ou viver em

2. lugar ou casa onde se habita, residência, domicílio

(Infopédia)



terça-feira, 29 de novembro de 2016

Isto são gavetas




Gavetas, pois. Numa secretária, num roupeiro, numa mesa de cabeceira, numa cómoda... As gavetas são muito úteis para guardar coisas em muitos móveis.



 Podem clicar aqui: "Caixões e gavetas"





Um lavatório e uma sanita



Quando estamos em casa, por exemplo, e  precisamos de lavar as mãos, vamos ao lavatório da nossa casa de banho e, pronto, lavamos as mãos.

Lemos na Infopédia que a palavra "lavadeiro", como escreveram vários alunos, tem estes significados em português: "1. cesto de medir sardinha, usado em algumas praias 2. homem que lava roupa por ofício."

Fica claro que não há "lavadeiros" nas casas de banho, mas lavatórios.

E acho que todos concordamos que a sanita é para outras coisas...







Uma revisão dos ordinais







segunda-feira, 28 de novembro de 2016

E o plural de mão é... MÃOS!



Sim, mãos, porque mães é o plural da palavra mãe: por exemplo, "A minha mãe tem os olhos castanhos", "As mães dos meus amigos são muito simpáticas", etc. 

Reparem, porque são palavras bem diferentes. Imaginam uma frase como esta? "Antes de almoçar, lavo as mães"???

Em baixo, há mais "mãos"...










sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Canção de embalar bonequinhas pobres (Sheila)



Uma velha canção, que canta Sheila. E uma ajuda com uma palavra. O que é embalar? "balançar (criança) no colo ou no berço para a adormecer" (Infopédia)


CANÇÃO DE EMBALAR BONEQUINHAS POBRES

Menina dos olhos doces,
adormece ao meu cantar:
tenho menina de trapos,
tenho uma voz de luar...

Os meus braços são a lua
quando ela é quarto crescente:
dorme menina de trapos,
meu pedacinho de gente.

Dorme minha filha triste,
meu farrapo de menina;
dorme, porque eu sou a nuvem
que te serve de coretina.

Menina dos olhos doces,
adormece ao meu cantar:
tenho menina de trapos,
tenho uma voz de luar...


Letra da escritora Matilde Rosa Araújo
Musica de Fernando Lopes Graça




A dançar na Praça da Figueira



"Quatro horas em que Lisboa dançou com outro ritmo", dizem. A  Praça da Figueira, em Lisboa, de que falámos anteontem na sala de aula, que se podia ver num dos postais do livro para descrever e que a maioria dos alunos teimava em não ver (???), é esta.