Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Sumaúma (Aline Frazão)


Vejam e ouçam como canta Aline Frazão, que nasceu em Luanda, a capital de Angola, em 1988.


SUMAÚMA

Irmã de causa e de casa
Do raso voo de uma asa
Do riso bom de uma dança
Dos olhos dessa criança

És manhã, és sumaúma
A mãe de todas as plantas
A canção que a paz reclama
A voz maior, quando cantas

Diz-me o que vês lá do alto
Olhos de ver sempre longe
Braços de estar sempre perto
Dona do caminho certo

Eu seguirei o teu passo
Marcharei às Heroínas
Escutarei teu cansaço
E cuidarei tuas esquinas

Eu juntarei teus pedaços
Quando lhes perderes vista
Farei minhas tuas mágoas
E tuas minhas conquistas

És manhã, és sumaúma
A mãe de todas as plantas
A canção que a paz reclama
A voz maior, quando cantas




A palavra sumaúma, na Infopédia:

1. BOTÂNICA (Ceiba pentandra) árvore de grande porte, nativa da América e de África, da família das Bombáceas, tem tronco robusto, raízes tubulares, flores campanuladas brancas e sementes envoltas em filamentos sedosos (paina); árvore-da-lã.

2. pelos que envolvem as sementes dessa árvore, os quais constituem um algodão aproveitado para acolchoamento.



"A samaúma, também conhecida como sumaúma e algodoeiro é a maior árvore da Amazônia e uma das maiores do mundo. Chega a ter 60 metros de altura e 40 metros" (Iguiecologia)