Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

"Brincar" é diferente de "jogar"



brincar - verbo transitivo e intransitivo
1. divertir-se (com jogos); entreter-se (com brincadeiras infantis)
2. gracejar; zombar
3. proceder com leviandade (em relação ao algo)


jogar - verbo transitivo
1. participar em (atividade lúdica ou competitiva), seguindo determinadas regras
2. praticar com regularidade (modalidade desportiva)





Brincar (usa-se para actividades lúdicas) 
Eu adoro brincar com o meu cão.
Eles estão a brincar com o “Action Man”.
Mãe, ele está a brincar com os meus brinquedos!
Os alunos estão na brincadeira!
Estou a brincar contigo! Não tomes isso a sério!
A menina brinca todos os dias no parque do bairro.




Jogar (usa-se para jogos ou competições) 
Queres jogar “playstation” comigo?
Eu jogo muito bem às cartas.
Hoje vamos jogar futebol.
Ela joga xadrez com o irmão.
Os alunos podem jogar ping-pong no recreio.
Estou a jogar melhor andebol desde que comecei a treinar mais.