Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Isto é que é uma gôndola



No outro dia, quando estávamos a relacionar diferentes fotografias de um exercício do livro com Portugal, havia uma em que se viam umas embarcações com várias pessoas nelas mais frutas e legumes. Evidentemente, era uma fotografia tirada em qualquer país asiático, sei lá, o Vietname, a Tailândia, o Camboja...

Mas um aluno da turma de 1º D perguntou se aquilo não era Veneza.  É claro que aquelas embarcações não eram gôndolas e que, portanto, não estávamos em Veneza. Para esse aluno trazemos aqui uma descrição e umas fotografias.

A Wikipédia diz-nos desta palavra o seguinte:

A gôndola é uma embarcação típica da Lagoa de Veneza, na Itália. Pelas suas características de manobrabilidade e velocidade, foi, até a chegada dos meios motorizados, a embarcação veneziana mais adaptada ao transporte de pessoas. Em uma cidade como Veneza, os canais foram sempre mais utilizadoss como via de transporte. Atualmente é usada sobretudo para passeios turísticos.

Hoje  existem 426 gondoleiros, dos quais um é mulher .



Para além disso, a silhueta da gôndola é inconfundível como nos dizem numa página italiana:

La gondola  è certamente la barca più conosciuta al mondo: anche chi non ha mai visitato Venezia la riconosce immediatamente per la sua inconfondibile linea, per il ferro di prua (fèro) e per il caratteristico stile di voga alla veneziana.


Vejam o ferro di prua




5 comentários:

inês ma disse...

solo hay gondolas en venecia?

Pedro L. Cuadrado disse...

Inês, lê devagar o que nos diz a Wikipédia. Lá está a resposta.

Anónimo disse...

¿hay otro tipo de barcos en Venecia?

Anónimo disse...

el ultimo comentario era de Marcos Motino

Pedro L. Cuadrado disse...

Olá, Marcos,

De certeza, há embarcaçoõs maiores para que as pessoas cheguem a Veneza, e outras mais pequenas a motor para navegar pelos canais, mas a embarcação típica e característica desta bela cidade italiana é a gôndola . Dizer esta palavra é como dizer Veneza.