Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Isto é que é uma gôndola



No outro dia, quando estávamos a relacionar diferentes fotografias de um exercício do livro com Portugal, havia uma em que se viam umas embarcações com várias pessoas nelas mais frutas e legumes. Evidentemente, era uma fotografia tirada em qualquer país asiático, sei lá, o Vietname, a Tailândia, o Camboja...

Mas um aluno da turma de 1º D perguntou se aquilo não era Veneza.  É claro que aquelas embarcações não eram gôndolas e que, portanto, não estávamos em Veneza. Para esse aluno trazemos aqui uma descrição e umas fotografias.

A Wikipédia diz-nos desta palavra o seguinte:

A gôndola é uma embarcação típica da Lagoa de Veneza, na Itália. Pelas suas características de manobrabilidade e velocidade, foi, até a chegada dos meios motorizados, a embarcação veneziana mais adaptada ao transporte de pessoas. Em uma cidade como Veneza, os canais foram sempre mais utilizadoss como via de transporte. Atualmente é usada sobretudo para passeios turísticos.

Hoje  existem 426 gondoleiros, dos quais um é mulher .



Para além disso, a silhueta da gôndola é inconfundível como nos dizem numa página italiana:

La gondola  è certamente la barca più conosciuta al mondo: anche chi non ha mai visitato Venezia la riconosce immediatamente per la sua inconfondibile linea, per il ferro di prua (fèro) e per il caratteristico stile di voga alla veneziana.


Vejam o ferro di prua