Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

sexta-feira, 4 de março de 2011

Torres Vedras: O Carnaval mais português de Portugal


Do carnaval da cidade de Torres Vedras diz-se que é "o Carnaval mais português de Portugal", porque há outros que imitam os carnavais brasileiros. Aliás, é muito antigo.

A primeira referência ao Carnaval de Torres data do tempo de D. Sebastião, num documento datado de 1574, no qual um morador da Vila de Torres Vedras apresenta uma queixa contra “ns moços folgando com um galo dia de Entrudo trazendo rodelas, espadas, paus como custumam o tal dia”.


O Corso Escolar inaugura tradicionalmente o Carnaval de Torres.

Foi nos anos 90, numa forma de trazer para a rua o que era feito nas escolas, que se iniciou a tradição do Corso Escolar na manhã de sexta-feira.

No Corso participam milhares de crianças, oriundas de todas as freguesias do concelho, em representação das escolas (creches, jardins de infância, escolas do ensino básico e do secundário).

A participação dos alunos revela uma grande criatividade, sobretudo pela utilização de materiais recicláveis na concepção das máscaras.

Este é um espectáculo que pinta as ruas de Torres Vedras, deixa uma grande alegria na cidade e que envolve, para além das crianças e jovens, todos os pais e a comunidade educativa.

Com a iniciativa procura-se fomentar a participação activa dos mais jovens, cultivando o seu gosto por esta tradição e garantindo a continuidade deste projecto que se afirma, já, como parte estruturante do Carnaval de Torres. 

(Dados da página do Carnaval de Torres Vedras)


Torres Vedras é uma cidade portuguesa no Distrito de Lisboa,
com cerca de 22.600 habitantes.

Sem comentários: