Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Visita ao Centro de Ciência do Café

"Estava calor..." ouvia-se. Desenhos animados com legendas

Como é costume, no primeiro período fizemos a nossa visita com os alunos do 1º ano da ESO ao Centro de Ciência do Café da Delta em Campo Maior. Foi na passada quarta-feira,dia 30 de outubro.

Estufa com plantas de cafeeiro

Depois de verem uns desenhos animados com a lenda da descoberta do café por Kaldi, um jovem pastor de cabras (podem ler aqui), e dois breves documentários sobre o contrabando de café na Raia e o funcionamento da fábrica Delta, os alunos foram divididos em dois grupos e começou a nossa visita guiados por uma funcionária do Centro que ia explicando aos alunos tudo o que lá se encontrava.

Os alunos puderam desfrutar de diferentes aparelhos interativos, viram os insetos que se encontram nas plantações de café, mexeram em cafés das diferentes variedades, e cheiraram; entraram numa grande bola de torrar café; até torraram café, fixando tempo, temperatura; sentados à frente de um chroma foram fotografados tendocomo fundo antigos cafés portugueses, como a Brasileira do Chiado de Lisboa ou o Majestic do Porto... Montes de coisas enfim.

Eis algumas fotografias do nosso grupo (1º A e 1º D)








O Lucas ao leme de um barco carregado de café






Acho que os alunos vão lembrar-se das diferenças entre o café da variedade arábica e o da robusta,não é? E o que era o café moca?


No fim da visita, fomos convidados a tomar um café. Evidentemente,o dos alunos era mais fraco que o dos professores.




Alguns alunos compraram na loja do Centro café,ou canecas, ou...


Pouco antes de partir para um descanso no centro da vila alentejana, Campo Maior, os alunos não terminam de se preparar para posar.