Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

terça-feira, 7 de abril de 2015

1º de abril é o Dia das Mentiras



Nós temos o dia 28 de dezembro para pregar partidas, mas em Portugal, no Brasil e em muitos outros países é o primeiro dia de abril.

Este ano o 1º de abril calhou nas férias da Páscoa.


Leiam isto aqui, por favor.

**************************

Tradição do Dia das Mentiras

Dia de partidas e de mentiras inofensivas, o Dia das Mentiras, a 1 de Abril, é aproveitado por órgãos de comunicação para publicar notícias falsas, para efeito cómico. É tradição organizar partidas ou contar mentiras a amigos, familiares e colegas de trabalho, com o objectivo de propagarem informação falsa ou comportarem-se de determinada forma.

Por se esquecerem que o dia 1 de abril é o Dia das Mentiras, muitas pessoas acabam por acreditar em histórias que pouco ou nada têm de verídico. A internet provou ser a ferramenta ideal para propagar a tradição das mentiras no dia 1 de Abril e as redes sociais são veículos preferenciais para difundir mentiras.

Eis algumas das mais famosas partidas do Dia das Mentiras:

  • Em 1957 a BBC emitiu uma peça jornalística sobre uma árvore que produzia spaghetti, na Suíça;
  • Em 1976, Patrick Moore, astrónomo, anunciou que um alinhamento gravitacional entre Plutão e Júpiter às 9h47 reduziria a gravidade terrestre e seria possível flutuar;
  • A rede de restaurantes fast-food Burger King publicou em 1998 um anúncio a promover um novo "hambúrguer para canhotos";
  • O diário britânico The Independent anunciou em 2011 que Portugal havia vendido Cristiano Ronaldo a Espanha por 160 milhões de euros.

online24 - 1 de abril, Dia das Mentiras