A mais pequena biblioteca pública do país mora numa cabine telefónica
Cabine telefónica à inglesa dá lugar a micro-biblioteca em Barcelinhos.
Projecto resulta de parceria entre a Junta de Barcelinhos, a Câmara de
Barcelos e a Fundação PT. Fundação Calouste Gulbenkian também deu uma
ajuda.
Instalada na margem esquerda do rio Cávado, uma antiga cabine telefónica foi convertida na mais pequena biblioteca pública do país. Inaugurada a 27 de Março, a "micro-biblioteca" tem sido elogiada por utentes e vizinhos.
A criação deste equipamento cultural decorre do programa Livros do Cávado, uma parceria pioneira entre a Junta de Freguesia de Barcelinhos, a Câmara de Barcelos e a Fundação PT. Segundo o presidente da junta, José Peixoto, a ideia é “dinamizar a zona ribeirinha” da freguesia, “complementar a biblioteca da junta” e “incentivar a leitura”. “Deve ser uma montra da nossa biblioteca interior”, acrescentou.
A ideia de converter a cabine, de estilo inglês, para este efeito partiu da junta de freguesia, mas foi a Fundação PT que se encarregou de restaurar “por completo” a réplica londrina,e de a transportar de Lisboa para Barcelinhos. “Sem essa ajuda seria impossível”, disse José Peixoto. A Fundação Calouste Gulbenkian também contribuiu, atribuindo um subsídio de 300 euros para a aquisição de publicações. Os munícipes e fregueses também podem ajudar, doando livros à micro-biblioteca. “Já está criada uma base de dados para registar todos os livros recolhidos”, acrescentou o autarca. (...)
A notícia completa aqui, no Público.
2 comentários:
eu gosto muito da foto.Marcos Motino
Espero que gostes mais de ler, Marcos.
Boa noite
Enviar um comentário