Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Alunos do 2º ano: Quem foi Vasco da Gama?

Alguém sabe qual o monumento que se vê ao fundo?


Os alunos que já tenham ido a Lisboa podem ter atravessado o Tejo pela Ponte 25 de Abril ou pela Ponte Vasco da Gama, conforme o itinerário.

Qual a razão do nome desta segunda ponte? Vejamos quem foi Vasco da Gama.


Vasco da Gama nasceu em Sines, em 1460 ou 1469, e morreu em Cochim, na Índia, a 24 de dezembro de 1524. Foi um navegador e explorador português. Na Era dos Descobrimentos, destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo Equador. No fim da vida foi, por um breve período, um dos governadores da Índia.

A descoberta do caminho marítimo para a Índia é a designação comum para a primeira viagem realizada directamente da Europa para a Índia, pelo Oceano Atlântico, feita sob o comando do navegador português Vasco da Gama durante o reinado do rei D. Manuel I, em 1497-1499. Uma das mais notáveis viagens da era dos Descobrimentos, consolidou a presença marítima e o domínio das rotas comerciais pelos portugueses.


Viagem de Vasco da Gama (a preto) e as viagens anteriores de Pêro da Covilhã (laranja) e Afonso de Paiva (azul), com o caminho percorrido antes de se separarem a verde.





As importantes rotas comerciais da seda e das especiarias, bloqueadas pelo Império Otomano em 1453 com a queda de Constantinopla e do Império Bizantino, está na origem da procura de um caminho marítimo pelo Atlântico, contornando África. 


Cronologia da primeira expedição portuguesa para a Índia


Fonte do texto e dos mapas: Wikipedia)



1 comentário:

Anónimo disse...

O monumento que se vê ao fundo é a Torre de Belém que era um edifício para defender a a cidade de Lisboa. Fica perto do Bairro de Belém.

Marcos Figueiredo 2º ESO D