Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cantiga do Campo (António Gomes Leal)


Um poema escrito pelo poeta e crítico português António Gomes Leal (1848 - 1921).

Mas antes de começar a ler, vejamos o significado da palavra trigueira: "Que ou quem é da cor do trigo maduro. = MORENO" (Dicionário Priberam)

Cantiga do Campo  

Por que andas tu mal commigo?
Ó minha doce trigueira?
Quem me dera ser o trigo
Que, andando, pisas na eira!

Quando entre as mais raparigas
Vais cantando entre as searas,
Eu choro ao ouvir-te as cantigas
Que cantas nas noites claras!

Os que andam na descamisa
Gabam a viola tua,
Que, às vezes, ouço na brisa
Pelos serenos da lua.

E falam com tristes vozes
Do teu amor singular
Àquela casa onde coses,
Com varanda para o mar.

Por isso nada me medra,
Ando curvado e sombrio!
Quem me dera ser a pedra
Em que tu lavas no rio!

E andar comtigo, ó meu pomo,
Exposto às chuvas e aos sóis!
E uma noite morrer como
Se morrem os rouxinóis!

Morrer chorando, num choro
Que mais as magoas consola,
Levando só o tesouro
Da nossa triste viola!

Por que andas tu mal comigo?
Ó minha doce trigueira?
Quem me dera ser o trigo
Que, andando, pisas na eira!







Sem comentários: