Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

terça-feira, 10 de abril de 2018

A Zaira e a Clara gostavam de viajar a Cabo Verde




No outro dia, a Zaira, aluna da turma de 2º D, disse-me que ela mais a sua amiga Clara gostavam de viajar um dia a Cabo Verde. Mas não sei porquê exatamente. Será que elas querem contar aos colegas a razão desta escolha?

Cabo Verde fica a uns 3 000 km de Lisboa. Para terem uma ideia, vejam lá a imagem. A Wikipédia tem um artigo bastante completo sobre este país africano, de onde retirei a parte gráfica desta mensagem e alguns dos dados. No link está tudo.


Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico. A cerca de 570 quilómetros da costa da África Ocidental (...)

Cabo Verde é um arquipélago localizado ao largo da costa da África Ocidental. As ilhas vulcânicas que o compõem são pequenas e montanhosas. (...) O país é constituído por 10 ilhas, das quais 9 habitadas, e vários ilhéus desabitados, divididos em dois grupos:

Ao norte, as ilhas de Barlavento. Relacionando de oeste para leste: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau, Sal e Boa Vista. (...)

Ao sul, as ilhas de Sotavento. Enumerando de leste para oeste: Maio, Santiago, Fogo e Brava. (...)

As maiores ilhas são a de Santiago a sudeste, onde se situa Praia, a capital do país, e a ilha de Santo Antão, no extremo noroeste. Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguida por Mindelo, na ilha de São Vicente.





Vista de satélite do arquipélago de Cabo Verde


Pico do Fogo, o ponto mais elevado do arquipélago, com 2 829 metros, na Ilha do Fogo



Um bocado da maravilhosa música de Cabo Verde: Morena, de Bau.


Para dar uma volta por Cabo Verde, é favor clicar aqui, e para ver do ar, por exemplo, a Ilha do Fogo, este vídeo a seguir:







Sem comentários: