Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

sábado, 13 de junho de 2015

Uma escultura de Fernando Pessoa e uns versos dele



Esta grande escultura intitula-se Hommage a Fernando Pessoa, e é obra do artista belga Jean-Michel Folon. Tem cerca de 4 m de altura e fica em Lisboa, no Largo de S. Carlos, em frente à casa onde nasceu a 13 de junho de 1888 o poeta português Fernando Pessoa. Isso foi hoje há 127 anos (cento e vinte e sete anos)!

E como falar de um poeta sem ler alguns versos dele, como estes que Pessoa escreveu para uma das suas sobrinhas?


Levava eu um jarrinho
P'ra ir buscar vinho
Levava um tostão
P'ra comprar pão:
E levava uma fita
Para ir bonita.

Correu atrás
De mim um rapaz:
Foi o jarro p'ra o chão,
Perdi o tostão,
Rasgou-se-me a fita...
Vejam que desdita!

Se eu não levasse um jarrinho,
Nem fosse buscar vinho,
Nem trouxesse uma fita
Pra ir bonita,
Nem corresse atrás
De mim um rapaz
Para ver o que eu fazia,
Nada disto acontecia.




(Fotografia de Pedro Ribeiro Simões)


Sem comentários: