Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O que é um cavaquinho?


O que nos diz a Wikipédia do cavaquinho?

O cavaquinho (...) é um instrumento da família dos cordofones originário do Minho, norte de Portugal, que mais tarde foi amplamente introduzido na cultura popular de Braga pelos nobres Biscainhos e de onde foi depois levado para outras paragens como Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Hawaii e Madeira.

Com 12 trastos na forma original o cavaquinho tem uma afinação própria da cidade de Braga que é ré-lá-si-mi. No entanto, as suas quatro cordas de tripa ou de metal, são também afinadas em ré-si-sol-sol, mi-dó#-lá-lá, mi-ré-si-sol, ré-si-sol-ré ou, mais raramente, em mi-si-sol-ré conforme o país onde é utilizado e de acordo com os costumes etnográficos de cada região portuguesa. Júlio Pereira, um dos músicos portugueses mais renomados da actualidade, tem ajudado na divulgação do cavaquinho como instrumento pleno de versatilidade.

(...)





Site de Júlio Pereira

Esta mensagem vai dedicada para o Javier, de 2º D. Um dia ouvimos na sala de aula Bau, um músico caboverdiano que toca muitos instrumentos de corda e ele não conhecia. Pronto, agora conhece. Será que ele tocará algum dia este instrumento?