Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O que se faz no dia-a-dia


Primeiramente, vamos fazer uma introdução para compreender porque aparece aqui este menino chamado Keong. Já vimos que Macau é um dos lugares em que o português era língua oficial. Foi colónia portuguesa durante mais de quatro séculos.

Desde 20 de Dezembro de 1999, Macau é uma Região Administrativa Especial da República Popular da China. Antes da data mencionada, foi administrada por Portugal. A época da administração portuguesa durou 442 anos. Macau é constituída por uma península e duas ilhas e tem cerca de 500 000 habitantes. As línguas oficiais são o português e o cantonês (chinês).

Agora que estamos a aprender a dizer em português o que fazemos cada dia, vejamos o que o amigo Keong faz

(Nota: reparem que as palavras a negrito são presentes dos verbos regulares e aquelas a vermelho, dos verbos irregulares).
* * *

O Keong levanta-se antes das sete horas todos os dias. Ele demora vinte minutos para se lavar e vestir.

A mãe dele faz o pequeno-almoço para todos. Eles costumam tomar o pequeno-almoço em casa. Depois do pequeno-almoço, ele sai de casa e vai apanhar o autocarro no. 5 para a escola.

As aulas começam às oito horas e acabam ao meio-dia. Normalmente o Keong almoça com os colegas na cantina, ele gosta da comida da cantina. Depois do almoço, eles brincam um pouco no campo da escola. Às duas horas da tarde, voltam para as aulas.

Depois das aulas, ele gosta de ficar na escola a jogar basquetebol com os colegas. Volta para casa a pé às cinco horas. Quando chega a casa, a mãe já está a preparar o jantar. O Keong faz os trabalhos de casa até às sete horas. Depois do jantar, ele e os irmãos veem televisão, a irmã ouve música, o pai lava a loiça e depois o jornal, e a mãe prepara tudo para o dia seguinte. Às dez horas da noite, o Keong vai tomar banho e deita-se às dez e meia.


Agora responde por escrito às seguintes perguntas.

  1. A que horas se levanta o Keong todos os dias?
  2. Quem faz o pequeno almoço em casa?
  3. Como é que o Keong vai para a escola?
  4. A que horas começam as primeiras aulas?
  5. Onde é que o Keong almoça? Porquê?
  6. O que é que ele faz depois das aulas?
  7. Como é que o Keong volta para casa?
  8. O que é que o Keong faz depois do jantar?

(Exercício retirado de http://www.dsej.gov.mo, mais a ajuda da Wikipedia. Adaptado)


Reparem onde fica Macau! Tão longe!
(Há 10992 km entre Lisboa e Macau)




Sem comentários: