Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A língua portuguesa no mundo



A língua portuguesa tem uma das histórias mais fascinantes entre as línguas de origem europeia. Em razão das navegações portuguesas nos séculos XV e XVI, tornou-se um dos poucos idiomas presentes na África, América, Ásia e Europa.

A língua portuguesa, com mais de 210 milhões de falantes nativos, é a sétima língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Idioma oficial único do Brasil, e idioma oficial, conjunto com outros idiomas, de Portugal (cuja segunda língua oficial é o mirandês), Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, é falada na antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar Aveli), além de ter também estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul e na União Africana.

Ficou claro? O português é a língua oficial em nove países de quatro continentes:

Angola (10,9 milhões de habitantes)
Brasil (187 milhões)
Cabo Verde (415 mil)
Guiné-Bissau (1,4 milhão)
Macau (500 mil)
Moçambique (18,8 milhões)
Portugal (10 milhões)
São Tomé e Príncipe (182 mil)
Timor-Leste (800 mil)


(Dados da Wikipedia e de www.amigosdolivro.com.br)


Nota (dezembro 2014). Escreve-nos André, do Brasil, e diz o seguinte: "Por aqui já tem mais de 202 milhões de pessoas (estimativa pra julho/2014). Sendo que no Censo de 2010 (oficial) já eram 190 milhões... então, 187 está longe do que é hoje, garantidamente"


Podem ver aqui mais um mapa: "Aqui se fala português"




2 comentários:

André disse...

Não sei quanto aos outros países, mas a população que você colocou para o Brasil está desatualizada!

Por aqui já tem mais de 202 milhões de pessoas (estimativa pra julho/2014). Sendo que no Censo de 2010 (oficial) já eram 190 milhões... então, 187 está longe do que é hoje, garantidamente.

Pedro L. Cuadrado disse...

Obrigado, André. Veja que os dados são antigos. Este post foi publicado há tempo e se calhar já naquela altura os dados não estavam atualizados.

Vou corrigir.