Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

terça-feira, 19 de junho de 2018

Uma foto e música para a despedida

Fotografia de Thamires Hauc


Eu queria despedir-me dos alunos de 1º e 2º da ESO, mas... como  que eu faço? Pronto. Com um postal do Brasil e uma canção portuguesa que fala do verão, embora eu sempre peça aos alunos em dias como estes para lerem nas férias grandes, porque o tempo é muitooo.

Boas frias e divirtam-se! Para aqueles com disciplinas reprovadas, força!, e que também se divirtam!
 
Uma bela vista de parte da cidade do Rio de Janeiro, que não é a capital do Brasil, como  ainda julgam alguns alunos. É Brasília.

"A primeira capital do Brasil foi Salvador. Em 1763, a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, pois o ouro e os diamantes passaram a ser escoados pelo porto do Rio de Janeiro, aumentando a sua importância econômica e política. Em 1961, o Rio de Janeiro perdeu o título de Capital Federal para a Cidade de Brasília."(Sogeografia)




Eu gosto é do verão é uma canção do grupo de pop português Fúria do Açucar:
.

 


Eu gosto é do verão

Na primavera o amor anda no ar.
Na primavera os bichos andam no ar.
Na primavera o pólen anda no ar
E eu não consigo parar de espirrar.

No verão os dias ficam maiores.
No verão as roupas ficam menores.
No verão o calor bate recordes
E os corpos libertam seus suores.

Eu gosto é do verão
De passearmos de prancha na mão.
Saltarmos e rirmos na praia
De nadar e apanhar um escaldão.
E ao fim do dia, bem abraçados
A ver o pôr-do-Sol
Patrocinado por uma bebida qualquer.

No outono a escola ameaça abrir.
No outono passo a noite a tossir.
No outono há folhas sempre a cair
E a chuva faz os prédios ruir.

No inverno o Natal é baril.
No inverno ando engripado e febril.
No inverno é verão no Brasil
E na Suécia suicidam-se aos mil

Eu gosto é do verão
De passearmos de prancha na mão.
Saltarmos e rirmos na praia
De nadar e apanhar um escaldão.
E ao fim do dia, bem abraçados
A ver o pôr-do-Sol
Patrocinado por uma bebida qualquer.