Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

terça-feira, 12 de junho de 2018

Meios de transporte e preposições


Revisão do vocabulário dos meios de transporte e das preposições a usar. Reparem na diferença com a nossa língua:

Vou + Venho + Volto + Viajo de comboio / autocarro / avião / metro / carro / barco / bicicleta...

Mas, cuidado aqui...

Vou no carro do meu irmão / no meu carro / na bicicleta do João


Mais alguma coisa retirada do blogue Aprende português em Huelva:

  • Eu vou à praia de carro.
  • A Maria vai de bicicleta para a escola.
  • Vamos a Sintra no comboio das 10h30.
  • Eu vou para o trabalho na minha mota.

Preposição DE + Transporte = Usa-se para falar de transportes indeterminados.

Preposição EM + Transporte = Usa-se para falar de transportes determinados.

Atenção: A preposição EM é sempre contraída dependendo do género do transporte utilizado.

Recordamos as contrações desta preposição:

em + o = no
em + a = na
em + os = nos
em + as = nas


E do nosso blogue vale a pena voltar a ver: "Meios de transporte"