Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quinta-feira, 22 de março de 2018

Uma tartaruga gigante para a Alícia

Fotografia de Matthew Field


A Alícia, ou Alice (ela sabe o seu nome em português), da turma de 1º D, viu uma tartaruga muito grande numa fotografia pequenina do nosso livro e disse que não sabia que pudesse haver tartarugas tão grandes. Não conhecia as tartarugas das Ilhas Galápagos. Agora, ela sabe.

A tartaruga-das-galápagos ou tartaruga-gigante-de-galápagos (Chelonoidis nigra) (Quoy & Gaimard, 1824), é uma espécie de tartaruga da família Testudinidae, endêmica do arquipélago de Galápagos, no Equador.

É a maior espécie de tartaruga terrestre existente e o 10º réptil mais pesado do mundo, podendo chegar a 400 kg, com um comprimento de mais de 1,8 m. É também um dos vertebrados de vida mais longa. Um exemplar mantido em um zoológico australiano, chamado Harriet, atingiu a idade de 170 anos. São conhecidas várias subespécies, embora sua classificação seja polêmica. São herbívoras e se alimentam de, frutas, líquens, folhas e cactos.

(Wikipédia)




Vídeo brasileiro de um minuto e pouco com tartarugas


E mais um sobre as Ilhas Galápagos em geral


As Ilhas Galápagos são uma província do Equador, formada por um pequeno arquipélago no Oceano Pacífico. As ilhas são remotas e isoladas, a 1000 km da costa da América do Sul. As Galápagos constituem-se de 13 ilhas principais, e 6 menores, distribuídas em três cantões. Juntas, elas medem 50.000 km2.

(Wikivoyage)





Sem comentários: