Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quinta-feira, 22 de março de 2018

Meu peixinho vermelho (João Lóio)


Na passada quinta-feira, dia 1, estávamos a rever a matéria para o exame de português do dia 5. Quer dizer, era a última aula antes desse dia. E o que pediu a aluna Alba, da turma de 1º D? Ela queria saber se íamos ouvir alguma canção. O que acham? Parece que isso era mais agradável do que rever matéria... Amanhã é o último dia de aulas deste período e hoje, quinta-feira, é o nosso último dia de Português nesta turma. Hoje, sim, podemos ouvir uma canção, dedicada para a Alba, que deve estudar mais um pouco e falar menos, acrescento eu.


MEU PEIXINHO VERMELHO

Tanto mar
e tão só.
Eu aqui
E tu tão só.

Andas de um lado pró outro
à procura de quê?
Pareces a letra A à procura do B.

Tanto mar
e tu aí.
Tanto rio
chama por ti.

Nesse frasquinho de vidro
de cá para lá
ficas tão pequenino a dizer-me olá.

Mas se
fosses faneca ou carapau
linguado ou biqueirão
truta de rio ou um salmão
meu peixinho vermelho
tinhas todo o mar à mão.

Fosses faneca ou carapau
linguado ou biqueirão
truta de rio ou um salmão
meu peixinho vermelho
também tens um coração.



Fotografia de Aquastar71



Sem comentários: