Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Umas flores para a Clara

Uma pequena beldade selvagem. Fotografia de Rosa Gambóias

Bonito malmequer, não é, Clara? A seguir, vamos ver um campo de malmequeres amarelos, com umas azinheiras ao fundo, e depois, muitas papoilas (ou papoulas), como as que não se viam na fotografia do livro. Lembras-te? As papoilas são umas flores muito bonitas com essa cor vermelha tão viva.

De certeza que nem tu nem os teus colegas da turma de 2º AD se vão esquecer dos nomes destas flores. Ou, pelo menos, é isso que eu espero...

Esta fotografia e as duas seguintes são de Américo Meira



Fotografia de António Sardinha


E sobre o nome do malmequer em português...

Bem me quer... mal me quer (no original, effeuiller la marguerite, em francês - desfolhar a margarida) é um jogo de origem francesa, no qual uma pessoa pretende determinar se o objecto do seu afecto retribui esse mesmo afecto ou não.

A pessoa que faz o jogo diz alternadamente as frases "bem me quer" e "mal me quer", enquanto retira uma pétala de uma flor, normalmente um malmequer a cada frase. A frase que for proferida a retirar a última pétala representa supostamente a verdade entre o objecto de afecto gostar da pessoa ou não. Quem joga é normalmente motivado pela atracção em relação à pessoa para a qual recita as frases e pretende procurar uma crença pré-existente.