Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quinta-feira, 24 de maio de 2018

O que é uma câmara anecoica?


Eis o primeiro parágrafo de um artigo muito interessante, onde podem ficar a saber alguma coisa do que é uma câmara anecoica. E a seguir, mais uns dados.


A sala onde o som morre

Ninguém aguenta 45 minutos no espaço com menos ruído do mundo, onde até se ouve o próprio sangue a circular.

Depois de alguns segundos começa a ouvir o movimento da roupa no corpo e o bater do seu coração – e até o simples acto de engolir parece fazer um barulho ensurdecedor. Uns minutos mais tarde, se tentar suster a respiração e fechar os olhos, é provável que tenha uma sensação auditiva semelhante ao ranger da cortiça, provocada pelo movimento das pálpebras; acontece o mesmo se abrir os braços. Vai começar a perceber, além disso, que é inevitável ouvir os fluidos da garganta, ou o sangue a circular nas veias. Algumas pessoas (não muitas, garante a Microsoft) perdem o equilíbrio e ficam indispostas ao fim de cinco minutos, em meia hora quase todas precisam de se sentar e depois de 45 minutos é muito raro não pedirem para sair. Aconteceu uma vez: "O tempo máximo que alguém ficou nesta sala foi uma hora, para angariar fundos para fins solidários", explicou Hundraj Gopal à BBC.

Ana Taborda

(O artigo completo em Sábado)




Pense em um lugar tão silencioso que a única fonte sonora é você mesmo.

Existe uma sala em South Minneapolis no estado de Minnesota, EUA, que consegue absorver 99,9% do som ambiente e detém o recorde mundial de sala mais silenciosa do mundo, reconhecido pelo Guinness Book.

Trata-se de uma câmara anecoica (que não produz eco) que consegue esse grau de ausência de reverberação graças às suas cunhas de fibra de vidro acústica de 1 metro de comprimento, paredes duplas de aço isolados e trinta centímetros de espessura de concreto. Um verdadeiro bunker à prova de som.

(Brasil acadêmico)