Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

segunda-feira, 21 de maio de 2018

O Cairo, 1980


Estamos no Cairo, a capital do Egito. O fotógrafo chama-se Alex Webb e tirou esta fotografia há muitos anos, em 1980. Reparem nessas crianças do baloico, como é que elas se divertem!


Cairo é capital da província que leva seu nome e do Egito. O nome da cidade em português, significa “a Vitoriosa”. O território em que se estabelece é o maior do continente africano e do mundo arábico. O povo egípcio, geralmente, denomina o Cairo como Masr (no árabe egípcio) ou Misr (no árabe clássico), idiomas locais do Egito.

De acordo com dados levantados no último censo realizado na região, o Cairo apresenta 7.947. 121 pessoas. Já em sua região metropolitana, a de maior população em toda a África, o número de habitantes é de 24.285.000. Devido a estes números e o constante fluxo de pessoas de outros países na região, a capital do Egito é considerada a décima terceira metrópole com maior população em escala global. Devido a fatores históricos, o Cairo é conhecido tradicionalmente no Egito pelos nomes de “cidade dos mil minaretes” e “mãe de todas as cidades”.

(Infoescola)


Vista das pirámides desde a cidade do Cairo