Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A estação de S. Bento, no Porto, e os seus azulejos



Estávamos a falar da importância dos azulejos na cultura portuguesa  (havia uma fotografia de um azulejo com um barco no livro; em baixo temos mais um), quando um aluno da turma de 1º D, o José Luis, falou dos azulejos da estação do Porto. Cá está para que todos os vejam.


"A estação de S. Bento (cujo nome provém do antigo convento de São Bento de Avé Maria que existia naquele local) embora tenha entrado ao serviço no dia 7 de Novembro de 1896, só em 5 de Outubro de 1916 é que foi inaugurada oficialmente.

Esta estação ferroviária do Porto é célebre pelos painéis de azulejos, representando acontecimentos históricos passados em Portugal, que cobrem as paredes do hall de entrada da estação. Um friso colorido, na parte superior das paredes, descreve a história dos transportes em Portugal, terminando com a inauguração dos caminhos de ferro.

A meio de uma das paredes encontram-se ainda quatro painéis representando as quatro estações do ano. Os azulejos foram instalados entre 1905 e 1916 pelo artista Jorge Colaço, um grande pintor de azulejos daquela época. Ali estão colocados uns 20 mil azulejos cobrindo uma superfície de cerca de 551 metros quadrados."



Azulejo com um barco rabelo dos que transportavam o vinho do Porto pelo rio Douro





Sem comentários: