Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

terça-feira, 17 de junho de 2014

Forte de São João Baptista - Ilha da Berlenga


"O Forte, ou Fortaleza, de São João Baptista situa-se na maravilhosa ilha da Berlenga. O pequeno arquipélago das Berlengas, situado a cerca de 10 km a oeste de Peniche, é constituído pela ilha da Berlenga Grande e recifes adjacentes, as Estelas e os Farilhões-Forcados, estando classificado como Reserva Natural desde 1981.

O Forte de São João Baptista foi mandado construir em 1651 pelo rei D. João IV, dada a sua posição estratégica. Diz-se, contudo, que na ilha existiria um Mosteiro da Ordem de São Jerónimo, desde 1513, que oferecia assistência aos marinheiros em passagem e aos muitos náufragos vítimas da violência da costa. Este mosteiro terá sido sucessivamente atacado por piratas, o que levou ao seu abandono.

Já no século XIX o Forte é desartilhado e abandonado, servindo como apoio às actividades piscatórias da região. No século XX, o Forte foi transformado em pousada, abandonada após a revolução do 25 de Abril.

Hoje em dia o Forte de São João Baptista funciona como “casa-abrigo” da Associação dos Amigos das Berlengas, e é um dos locais de alojamento do arquipélago, contando com doze quartos principais e oito na muralha, bem como serviços de mini-mercado e restauração."

Já sabem, podem alojar-se neste forte. Podiam dizer aos pais.

Estes dados acompanhavam a fotografia de Vítor Oliveira. Podem ver muitas fotografias de Portugal se clicarem no link.




Sem comentários: