Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

sexta-feira, 15 de março de 2013

A camisa de um homem feliz



A CAMISA DE UM HOMEM FELIZ

Certo rei, embora rico e poderoso, sentia-se muito infeliz. Como os melhores médicos do tempo não descobriram a razão, mandou chamar à sua presença o feiticeiro da corte e perguntou-lhe qual a maneira de pôr fim à sua desdita.

E como a situação era assaz complexa, o feiticeiro reuniu-se com colegas do mesmo ofício e fizeram sacrifícios aos deuses bárbaros, em que acreditavam. Depois de muito meditarem, disseram ao Monarca:

― Senhor, se quereis ser feliz, deixai o reino e ide por esse Mundo, em busca de um homem verdadeiramente feliz que aceite ceder-vos a própria camisa. Só, então, Vossa Majestade deixará de se sentir infeliz.

E o rei partiu. Correu as sete partidas do Mundo, entrou em palácios reais e em choupanas humildes. Por toda a parte, ouvia queixumes, via correr lágrimas e sentia a presença inexorável da desgraça.

Regressava já, mais triste e desanimado, quando, num campo vizinho das fronteiras do seu reino, ouviu uma voz cantando alegremente. Correu entusiasmado e deparou-se-lhe um pobre camponês que ceifava o centeio que havia de ser o pão da sua casa.

― Estás contente, bom homem?
― Pois não hei-de estar, Senhor, se tenho bons braços para trabalhar a terra que me sustenta e aos meus?!
― És, então, completamente feliz?
― Completamente feliz, meu Senhor.
― Pois poderás conhecer ainda maior felicidade, se me deres a tua camisa em troca de dinheiro e de muitas terras maiores e mais férteis do que esta, que te dá pouco centeio.

O campónio deitou para trás o barrete que trazia na cabeça, limpou o suor que lhe encharcava a testa e, após longa gargalhada, respondeu:

― É impossível o que me pedes, Senhor. Eu nunca tive camisa.


3 comentários:

jose francisco disse...

então o rei não recebe a camisa e é infeliz o resto da sua vida ou esta é apenas parte da história real.

Pedro L. Cuadrado disse...

A história está completa, José Francisco. A felicidade depende, na maioria das vezes, de como as pessoas são. E, evidentemente, o rei seguira sendo infeliz. Porque é que será?

jose francisco disse...

Porque ele aprende que a felicidade não é alcançada por ter uma camisa, mas está se sentindo confortável com você mesmo e estar confortável com os outros?