Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Os robôs e as leis da robótica


A Laura, aluna de 2º D, gosta de robótica, como todos sabem, acho eu, e participou na RoboRave 2017 na nossa cidade (29 de novembro a 3 de dezembro).

Com a ajuda da Wikipédia vamos aprender alguma coisa sobre os robôs.

O termo robô foi pela primeira vez usado pelo checo Karel Capek (1890-1938) na peça de teatro R.U.R. (Rossum's Universal Robots, (...) de 1921 em Praga. Inicialmente Capek estava decidido a chamar as criaturas automatas da sua peça de labori, em clara referência ao latin labor, "trabalho", mas acatou a sugestão de seu irmão e os chamou de roboti (plural). A palavra robô, derivada de robot/roboti (singular/plural) tem como raiz a palavra checa robota, a qual significa "trabalho forçado, servidão" e tem como uma de suas derivações a palavra rabu, que significa "escravo".

O termo robótica foi popularizado pelo escritor de ficção cientifica Isaac Asimov, no seu livro I, Robot, de 1950. Neste livro, Asimov criou as Leis da robótica, que, segundo ele, regeriam os robôs no futuro:

  • Um robô não pode ferir um ser humano ou, por ócio, permitir que um ser humano sofra algum mal.
  • Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
  • Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

Uma edição em português do livro de Asimov (*)


SPR - Sociedade Portuguesa de Robótica -


Robô no Congresso Mundial de Celulares em Barcelona, dia 01/03/2017


Aqui podem ver "Uma robô chamada Maria"



Sem comentários: