Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Onde fica a Guarda?



A nossa amiga Catarina, com quem vocês vão aprender muito portugués neste ano, é da Guarda, cidade que fica na denominada Região Centro de Portugal. Nos mapas podem ver claramente onde é que ela fica.



 
A Guarda é uma cidade portuguesa com 42 541 habitantes, inserida no concelho homólogo com 712,11 km² de área e 42 541 habitantes (2011).  É ainda a capital do Distrito da Guarda que tem uma população residente de 173 831 habitantes. Situada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1056 metros de altitude, sendo a cidade mais alta de Portugal. Situa-se na região centro de Portugal e pertence à sub-região estatística da Beira Interior Norte.




Brasão da cidade


Conhecida pela cidade dos 5 Fs, a sua origem tem várias explicações:a mais conhecida e consensual diz que estes significam Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. A explicação destes efes tão adaptados posteriormente a outras cidades é simples:

  1. Forte: a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica demonstram a sua força;
  2. Farta: devido à riqueza do vale do Mondego;
  3. Fria: a proximidade à Serra da Estrela explica este F;
  4. Fiel: porque Álvaro Gil Cabral – que foi Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Álvares Cabral – recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda fôlego para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei;
  5. Formosa: pela sua natural beleza.

(Resumo da Wikipédia)

 
Este é o link do Municipio da Guarda.


A Sé da Guarda





Sem comentários: