Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

O conto do homem que gostava de comer bacalhau com todos (Fernando Hilário)


Repetimos: Vale a pena recuperar este belo conto de Natal. O importante, afinal, é, como aqui acontece, estarmos todos.

Boas Festas para todos!


Para melhor compreender o conto de hoje é preciso saber que o bacalhau com todos é um prato da cozinha portuguesa composto por bacalhau cozido, às postas, acompanhado de batatas, cebolas, ovos e couves, tudo cozido, enfeitado com azeitonas e regado com azeite. Mas, como poderão comprovar, o título não diz respeito apenas ao nome deste prato, mas ao modo como é comido.

E agora, toca a ler... e pensar nos outros, em todos, sobretudo naqueles que não têm e nos dias de loucura consumista que se aproximam vão passar tão maus bocados por não terem muitas vezes o imprescindível. Reflictam um pouco nisso.



O CONTO DO HOMEM QUE GOSTAVA DE COMER
BACALHAU COM TODOS


Um homem sentou-se à mesa para comer bacalhau com todos, mas estava sozinho. Mesmo assim, começou a comer bacalhau com todos. Mas, como se já não bastasse a coisa anterior, o bacalhau estava insonso, o azeite ácido de mais, as batatas negras, os legumes melados. Merda, disse o homem, isto está uma merda pegada! Mas, como se não bastasse, o empregado ouviu o homem a dizer merda e veio perguntar o que se passava. O homem aproveitou para repetir ao empregado que o bacalhau estava uma merda. E, disse-o alto, tão alto que todo o restaurante ouviu. O empregado achou que devia dizer ao gerente, e o gerente veio perguntar ao homem o que se passava.

O que se passa é que isto está uma merda, uma merda pegada, disse o homem. E disse-o tão alto que o restaurante todo ouviu, incluindo a cozinheira, que era gorda, como são todas as cozinheiras. Está uma merda?!; perguntou ela. Não sei porque é que está uma merda!?, concluiu ela. Está uma merda, gritou o homem, tanto que o restaurante todo ouviu, e ouviu o polícia de giro. O polícia de giro entrou no restaurante para perguntar o que se passava. O homem aproveitou para dizer que tudo aquilo estava uma merda. Mas disse-o tão alto que o comandante da esquadra da polícia ouviu, e também o bispo ouviu, e o comandante dos bombeiros também ouviu, e todos vieram ao restaurante perguntar o que se passava. E o homem aproveitava para gritar que aquilo tudo estava uma merda. E gritava tão alto que veio o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa e da Ordem. Perguntavam o que se passava e o homem dizia que tudo aquilo estava uma merda, uma merda pegada. Gritava tão alto que Deus acabou por aparecer no restaurante a perguntar: o que se passa?

O homem reconheceu Deus, cumprimentou-o com uma palmadinha nas costas, olá como estás, e aproveitou para lhe dizer que adorava comer bacalhau com todos. Vamos a isso, disse Deus. A cozinheira saltou para a cozinha. O empregado pôs uma enorme mesa, e daí a pouco tempo, todos estavam a comer. Passado um bocado, o gerente veio perguntar que tal? Está uma merda, disseram todos em uníssono.

Mas estamos todos, disse o homem.

Fernando Hilário




Música de Natal da Rádio Comercial 2016 (e mais)



Isto é um clássico: a música de Natal da Rádio Comercial. Vamos lá ouvir e cantar com eles!

Quem quiser, pode ouvir a do ano passado aqui.

A de 2014 deixo cá, acho que vocês podem conhecer a música...


 




quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Repetimos uma fotografia e um desejo

 [Entrega de Presentes de Natal feita pelo Papai Noel dos Correios, no Conjunto Ceará. Fortaleza]

Repetimos esta bonita fotografia, e o desejo destas meninas. Acho que vale a pena.

"Papai Noel, eu quero que minha família seja feliz", foi o pedido de uma destas meninas. A fotografia é de Iana Soares.

Como podem ver, no Nordeste brasileiro há muito sol e poucas nuvens, no Natal, e neve, nem por sombras! Porquê? Porque lá é verão! No Brasil o verão é de dezembro a fevereiro porque este país fica no hemisfério sul.

Se os meninos brasileiros pedem os presentes ao Papai Noel, os portugueses pedem-nos ao Pai Natal. E nós pedimo-los aos Reis Magos. Bom, tanto faz, não é?





Uns desenhos de Susana Carvalhinhos



Mais um desenho no nosso blogue da ilustradora portuguesa Susana Carvalhinhos.

A Lucía Pérez, da turma de 1º D, diz que gosta de desenhar e de pintar. Será que ela gosta deste desenho e dos outros, também desta artista, que já foram publicados no blogue?



Bom dia! é o título deste desenho







O trompetista com um fraque crocodilo




Isto fica na Figueira da Foz












(Kruella D’ Enfer. Kitsune Portal Urban intervention for the Fusing Culture Experience Festival at Figueira da Foz with the special support of Wool.)

Vejam onde fica Figueira da Foz, que é uma cidade portuguesa no Distrito de Coimbra, inserida na região Centro e sub-região do Baixo Mondego e situada na foz do rio Mondego com o Oceano Atlântico. É a segunda maior cidade do distrito de Coimbra, com cerca de 62 000 habitantes. (Wikipédia)






Tudo numa semana (Luísa Ducla Soares)



TUDO NUMA SEMANA

Segunda-feira nasci,
na terça fui para a escola,
na quarta estava casado,
na quinta toquei viola,

na sexta tive três filhos,
no sábado envelheci,
no domingo veio a morte,
dei-lhe um estalo, estou aqui.

Luísa Ducla Soares



Um emparelhado de Daniel Cramer



Um "pareado" em espanhol diz-se em português emparelhado: "Diz-se dos versos que rimam dois a dois, formando parelha."

Daniel Cramer escreveu este emparelhado e fez o desenho. Muitos de vocês sabem o significado de lembrança; para quem não sabe, é "recuerdo". E uma criança é "Menino ou menina no período da infância".

Então, agora toda a gente percebe tudo, não é? Muitas das coisas vividas na infância ficarão na memória e muitos anos depois vamos lembrar-nos delas...


Tempo de criança...
é de criar lembrança.




segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Quem quer dançar com o Calvin e o Hobbes?


Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Hobbes, um tigre sábio e sádico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.

(Bedeteca Portugal)







sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Um pinguim equilibrista numa bola!



Um pinguim por um lado e mais um pelo outro!





Greve no circo (Sidónio Muralha)




GREVE NO CIRCO

Uma foca equilibrista
cansada de equilibrar
ficou desequilibrada
e confessou ao artista:
– amigo, estou esfomeada,
se não me dão de jantar
não equilibro mais nada!

Sidónio Muralha 



Greve. Interrupção voluntária e coletiva do trabalho por parte de assalariados com o objetivo, em geral, de reivindicar aumento de salários e melhores condições de trabalho.

(Infopédia)



"Quando eu for grande, vou ser..."


E vocês, meninos e meninas, o que querem ser quando forem grandes? É muito cedo ainda, não é? Têm muito tempo pela frente para saber.







Um padeiro e uns professores


O padeiro faz  o pão




 Os professores ensinam





quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A Cristina, a Sofia e a Violeta praticam triatlo

Símbolo Olímpico do Triatlo


A Cristina, a Sofia e a Violeta, alunas da turma de 1º D, praticam um desporto chamado triatlo. Para quem não sabe o que é que isso é exatamente, vamos dizer aqui.

Triaousithlon é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades. Exceto o Ultraman que é feito em 3 dias.

(Wikipédia)



Mais alguns dados da página do Comité Olímpico de Portugal:

A Federação Portuguesa de Triatlo foi constituída a 16 de Outubro de 1989, ano em que também foi criada a International Triathlon Union e em que se disputou o primeiro Campeonato Mundial.

Em 1990, Fernando Damas foi o primeiro português a participar no “Ironman” no Havai, mas os melhores resultados de sempre surgiram com Vanessa Fernandes, recordista mundial de triunfos em Taças do Mundo, campeã europeia e mundial (2007), depois de se ter estreado nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 com um 8.º lugar.

Em Pequim, Portugal disputou pela primeira vez a prova masculina, com a presença de dois atletas, Duarte Marques e Bruno Pais. Na prova feminina, Vanessa Fernandes conseguiu o melhor resultado de sempre para Portugal nesta modalidade, conquistando a medalha de Prata, naquela que foi a primeira medalha do Triatlo nacional em Jogos Olímpicos.

Em Londres (2012), foi alcançado o melhor resultado masculino, um 9º lugar, por João Silva.

******************************************

Eis dois links para as nossas atletas:

Federação de triatlo - Portugal

Vanessa Fernandes


2007 ITU World Championship: 1st 2007, 2008 Beijing Olympic Games silver medallist, 2 x World Cup Champion, 2 x ITU Duathlon World Champion, holds record World Cup wins with 20




Esta é a Avenida da Liberdade



A Avenida da Liberdade é uma das principais avenidas da cidade de Lisboa, em Portugal, que liga a praça dos Restauradores à Praça do Marquês de Pombal. Com cerca de 90 m de largura (cuidado!, "anchura") e 1100 m de comprimento ("largo"), conta com várias faixas e largos passeios decorados com jardins e calçada à portuguesa.


A bela calçada à portuguesa na Avenida da Liberdade


A avenida da Liberdade e a praça dos Restauradores têm a sua origem no boulevard chamado Passeio Público, iniciado em 1764 (...)




Muitos dos edifícios originais da avenida foram sendo substituídos nas últimas décadas por edifícios de escritórios e hotéis. Hoje a avenida ainda contém edifícios muito interessantes do ponto de vista artístico e arquitetónico, sobretudo do século XIX tardio e século XX inicial. (...)

A avenida da Liberdade é ainda o palco principal dos desfiles tradicionais das festas da cidade que se executam na noite de véspera da festividade de Santo António de Lisboa (noite de 12 para 13 de junho), em que os bairros de Lisboa competem entre si pela "melhor marcha".

A 18 de Junho de 2013, a Avenida da Liberdade foi classificada como o Conjunto de Interesse Público.

(Wikipédia)


A Avenida da Liberdade, no início, vista da Praça dos Restauradores



A Avenida da Liberdade, perto da rotunda do Marquês de Pombal




Quando será que nós três...?

Fotografia de Jan Herremans


Quem é que será o terceiro...?








quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

A região do Algarve


Na aula de hoje havia uma frase com a palavra Algarve e um aluno da turma de 1º D perguntou o que era o Algarve. Eu respondi, mas não tivemos tempo de ver um mapa. Ei-lo, mais alguns dados.

Reparem: aqueles alunos que tenham passado férias em Isla Cristina, estavam apenas a 20 km da fronteira portuguesa: do outro lado: o Algarve


Por baixo do vizinho Alentejo, fica o Algarve.

O Algarve da palavra árabe (الغرب, al gharb) que significa "o oeste" é a região mais a sul de Portugal continental. Com uma área de 5,412 km² e uma população de 450 484 habitantes (Censos 2011; 4,5% do Continente, 4,3% de Portugal), constitui a região turística mais importante de Portugal.






Igreja de Santiago, ou São Tiago, em Coimbra


Para os alunos do 2º ano. Lembram-se da Igreja de Santiago, ou São Tiago, em Coimbra, que aparece na pintura naif do livro? Cá temos uma fotografia dela, e da Praça do Comércio, onde ela fica. Podem comparar a visão do fotógrafo e a do pintor.

A fotografia é de Velizar Nenov.




terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Um exercício de pronomes interrogativos



Alunos do 1º ano, da página prof2000.pt temos cá um exercício de pronomes interrogativos.

Devem ligar os elementos, da coluna da direita, aos correspondentes na coluna da esquerda, que são os interrogativos.

Para fazer este exercício devem clicar aqui.




O que estará a dizer esta mulher com a cabeça?



Pois é, ela está a dizer não, que é o advérbio de negação em português. Muito cuidado com esta palavra, alunos do 1º ano. A palavra "no" existe em português, mas não nega nada.

A preposição em contrai com o artigo definido o na na palavra seguinte, uma contração: no, que tem o significado das duas. O plural é nos (de em + os). Reparem nestas frases:

O Miguel está no cinema.

Os alunos estão no pátio.

Há muitas coisas boas para aprender nos livros.


Já sabem, para negar, não.

Eu não quero fazer isso agora.

Elas não estão contentes hoje.

Vocês não sabem o que diz o meu amigo João?



Froid K: interação escrita, trabalho realizado em conjunto com Bel, Xapeu e Jane.




segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Galo ou galho



Reparem nestas duas palavras tão parecidas, mas de significados tão diferentes.


E então, galho, com ele agá, como escreveram alguns alunos no teste para traduzir a palavra espanhola "gallo"?










Rio Douro (Luísa Ducla Soares)

O rio Douro pintado por Dórdio Gomes


Vejam que lindo poema sobre um rio que nasce no nosso país e que desemboca na cidade do Porto, em Portugal. Nós dizemos Duero e os portugueses, Douro. Reparem o que se passa de um verso para o outro, do início até ao fim.


RIO DOURO

Rio Douro
De ouro o anel
Anel de Saturno
Saturno planeta
Planeta solar
Solar do Marquês
Marquês de Pombal
Pombal das pombas
Pombas da paz
Paz e amor
Amor ao próximo
Próximo comboio
Comboio a vapor
Vapor de água
Água com peixes
Peixes do rio
Rio Douro.

Luísa Ducla Soares

Do seu livro Poemas da verdade e da mentira 



sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Este é o planeta Mercúrio



Duas coisinhas sobre este planeta, Mercúrio:

Mercúrio é o menor e mais interno planeta do Sistema Solar, orbitando o Sol a cada 87,969 dias terrestres. A sua órbita tem a maior excentricidade e o seu eixo apresenta a menor inclinação em relação ao plano da órbita dentre todos os planetas do Sistema Solar. Mercúrio completa três rotações em torno de seu eixo a cada duas órbitas.

(Wikipédia)



Fotografia de Mercúrio em cores, feita pela sonda MESSENGER em 2008.
[[Imagem:Mercury in color - Prockter07-edit1.jpg|thumb|180px|Legenda]] 



Um gif geométrico




Autor: Gerard Mallandrich