Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Banda desenhada (BD) / Quadrinhos

Beto

Cá podem ver dois exemplos de banda desenhada ou de quadrinhos ou... (vejam em baixo a definição da Wikipédia) do brasileiro Beto. É melhor que cliquem nas imagens, porque dessa maneira ficam maiores, e podem ler melhor o texto.

Em Portugal à banda desenhada dizem com frequência simplesmente BD (e até se fala em bedetecas, quer dizer, bibliotecas de banda desenhada, por exemplo, a de Lisboa , vejam lá) e, além disso, já sabem que nós usamos também em Espanha a palavra inglesa comics; tebeos é já um pouco antigo.

Wikipédia:

Banda desenhada e história aos quadradinhos (português europeu) ou história em quadrinhos, quadrinhos, gibi , HQ' (português brasileiro) é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais.

São conhecidos como comics nos Estados Unidos, bande dessinée na França, fumetti na Itália, tebeos na Espanha, historietas na Argentina, muñequitos em Cuba, mangás no Japão, manhwas na Coréia do Sul, manhuas na China e com várias outras designações pelo mundo fora.



Sem comentários: