Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Fernando Pessoa também foi criança



O poeta português Fernando Pessoa (1888 - 1935) foi também criança, claro, como todos os adultos, meninos e meninas. Aqui, podemos ver como é que ele era quando tinha apenas 3 anos, quando ainda vivia em Lisboa, porque depois, coisas da vida, ele viveu durante 9 anos em Durban, na África do Sul, antes de regressar para Portugal, de onde nunca mais saiu.

Hoje, dia 13 de junho, recordamos que Fernando Pessoa nasceu num dia 13 de junho de 1888, e fazemo-lo com uns versos do seu heterónimo Alberto Caeiro, "um poeta que ele inventou", podíamos dizer para que vocês compreendam.


Não me importo com as rimas. Raras vezes
Há duas árvores iguais, uma ao lado da outra.
Penso e escrevo como as flores têm cor
Mas com menos perfeição no meu modo de exprimir-me
Porque me falta a simplicidade divina
De ser todo só o meu exterior
Olho e comovo-me,
Comovo-me como a água corre quando o chão é inclinado,
E a minha poesia é natural como o levantar-se vento...


Alberto Caeiro, Poema XIV do seu livro O Guardador de Rebanhos


Sem comentários: