Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Para os alunos de 2º D

Brasão de Armas do Rei D. Manuel I 


Lá vai uma pequena ajuda para os alunos da turma do 2º D. Há uma atividade para fazer hoje na hora de Direção de Turma.

Brasão de armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado - obedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações.

O desenho de um brasão é normalmente colocado num suporte em forma de escudo que representa a arma de defesa homónima usada pelos guerreiros medievais. No entanto, o desenho pode ser representado sobre outros suportes, como bandeiras, vestuário, elementos arquitectónicos, mobiliário, objectos pessoais, etc. (...)

(Wikipédia)





 Brasão da República Portuguesa






Conhecem este brasão?


É claro que há os brasões pessoais e para que tenham uma ideia deles, vamos publicar dois e a história de cada um. (Retirado do blogue Brasão de família)


 Brasão da Família Fraga e Brasão da Família Fragoso



Os sobrenomes Fraga e Fragoso têm origem na mesma palavra, fragosus, que traduzida do latim significa acidentado, ou num sentido mais simples terra rochosa ou acidentada. Ambos os sobrenomes são de origem toponímica, essas alcunhas definiam que o indivíduo vinha de um lugar rochoso ou chamado Fraga ou Fragoso, como a cidade de Fraga, em Aragão, na Espanha, esta cidade foi ocupada pelos romanos, depois na Idade Média foi ocupada pelos mulçumanos, logo foi palco de uma importante batalha, em 1134 quando o rei de Aragão Alfonso el Batallador lutou para defender Fraga dos mulçumanos, após a batalha o rei não resistiu aos ferimentos e morreu, só em 1149 Fraga volta para as mãos dos cristãos. Quanto a Fragoso, é o nome de uma freguesia portuguesa fundada em 1127 por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, com o nome de São Vicente de Fragoso. Além da família ibérica existe uma família Fragoso italiana.



Acima as armas da família Fraga de Portugal, com um campo de prata e uma montanha encandecente, e ao lado o brasão da família Fragoso portuguesa, com um brasão de fundo azul e tres sois de ouro.



















Sem comentários: